Alunos do ES criam projeto que transforma resíduos pesqueiros em Biodiesel
A iniciativa foi selecionada para ser apresentada em um evento da UVV, que acontece nesta semana, e agora concorre à premiação
Com um olhar atento ao impacto ambiental e ao setor industrial, um grupo de alunos da 1ª série do Ensino Médio do Centro Educacional Leonardo da Vinci está desenvolvendo uma solução inovadora para o descarte de resíduos da indústria pesqueira do Espírito Santo.
O projeto surgiu a partir dos estudos realizados no Itinerário de Biologia e Química, pelos alunos Lorenzo Bianchi Scopel, Luca Guimarães de Pinho, Felipe Cunha de Lima Brum e Antônio Renato França Ramalho, que propõem a transformação desses resíduos em óleo, que posteriormente será convertido em biodiesel.
O coordenador do Ensino Médio da escola, João Duarte, destaca a importância da iniciativa: “A ideia é não apenas resolver um problema ambiental e industrial, mas também criar um combustível sustentável”.
A inovação chamou a atenção da Universidade Vila Velha (UVV), que selecionou o projeto para o Edital Inova Teen, uma feira de inovações que acontece até sexta-feira (27), reunindo outras sete iniciativas de escolas da região. O resultado da premiação será anunciado em novembro.
Além do projeto de biodiesel, outra equipe de alunos do Leonardo da Vinci marca presença na Inova Teen. Embora não concorra ao prêmio, o grupo foi convidado para apresentar, mais uma vez, o sistema que usa inteligência artificial, por meio da Alexa, para auxiliar estudantes com dislexia na realização de provas de forma mais autônoma.
O trabalho foi desenvolvido pelos alunos Adrian Coimbra Mariani, Beatriz Demoner, Davi Lourenço Leone Evangelista, Pedro de Figueiredo Cortes Vairo (2ª série), e Pedro Mello Milanez (1ª série).
A inovação no ambiente escolar reflete o compromisso dos jovens em criar soluções tecnológicas e ecológicas para os desafios contemporâneos, evidenciando o papel fundamental da educação na formação de agentes de mudança.