Sul do ES: crianças recebem espetáculo gratuito sobre educação ambiental

A iniciativa integra arte, ciência e educação ambiental, de maneira lúdica e inteiramente gratuita

As crianças de Baixo Guandu, no Sul do Espírito Santo, tem até o dia 30 de agosto para conferir o projeto “Oceano Diverteatro e Cine Viajante”, que une artes cênicas e audiovisual. A iniciativa é voltada ao público infantojuvenil e pretende impactar cerca de 24.000 crianças brasileiras, de 8 a 12 anos, integrando arte, ciência e educação ambiental, de maneira lúdica e inteiramente gratuita.

Neste período, alunos de escolas públicas da cidade poderão assistir a sessões do espetáculo ‘Em Busca da Gotinha Preciosa’ do filme ‘Um Mergulho no Desconhecido’ – que é apresentado em uma estrutura imersiva, de 180º, com projeções audiovisuais de espécies marinhas em tamanho real.

Em consonância com a Década do Oceano (campanha da ONU pela proteção do ecossistema marinho), a programação do projeto compreende um cinema 180°, com exibição do curta-metragem “Um Mergulho no Desconhecido”.

O filme convida os pequenos à uma viagem ao fundo do mar, onde imagens subaquáticas de espécies marinhas em tamanho real se entrelaçam à sons do oceano, resultando em uma experiência audiovisual imersiva.

Além disso, serão apresentados espetáculos teatrais com conteúdos que buscam ampliar o entendimento das crianças sobre preservação do meio ambiente, uso correto da água e reciclagem.

A peça de teatro apresentada, intitulada de ‘Em Busca da Gotinha Preciosa’, convida o público para uma jornada épica pelos oceanos do mundo. Capitaneando a viagem, dois cientistas malucos utilizam seus conhecimentos sobre o elemento vital da água para conduzir as crianças por aventuras, tempestades e travessias, superando os obstáculos por meio da ciência.

O grupo está em circulação pelo Brasil e, ainda em 2024, chegará a 16 cidades do território nacional, em 6 estados diferentes. A estimativa é que, em Baixo Guandu, no mínimo, 1.800 crianças sejam impactadas.

O projeto Oceano Diverteatro e Cine Viajante foi viabilizado pelo Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, e tem patrocínio da Paraty Energia nas apresentações realizadas em Baixo Guandu, Espírito Santo, onde também tem como parceiro local a Secretaria Municipal de Educação da cidade.

O projeto é uma parceria inédita entre três instituições que integram educação ambiental e cultura para conscientização das crianças brasileiras – o Instituto Laje Viva, Mantas do Brasil e CiênciaDivertida Brasil.

Paraty Energia

Fundada em 2020, a Paraty Energia é uma plataforma completa de soluções no mercado de energia elétrica para consumidores, geradores e investidores.

No final de 2022, em parceria com o fundo de investimentos Victory Hill Global Sustainable Energy Opportunities, a Paraty passou a operar e administrar a UHE Mascarenhas, com foco na excelência operacional, sustentabilidade e relações sólidas com seus parceiros e com a comunidade.

Ciência Divertida Brasil

Presente em 40 países, e no Brasil, desde 2010, a Ciência Divertida é uma empresa que tem como missão despertar a curiosidade e imaginação das crianças do mundo todo.

A Ciência Divertida proporciona diversão e aprendizado para crianças entre 04 e 17 anos, com programas e eventos focados no Meio Ambiente, Nutrição, Astronomia, Saúde e múltiplos aspectos da ciência. Mais de doze milhões de crianças já participaram de atividades e programas promovidos pela empresa.

Instituto Laje Viva

O Instituto Laje Viva é uma organização não governamental (ONG) privada sem fins lucrativos que objetiva a preservação das espécies marinhas do litoral paulista e brasileiro.

A equipe atua há mais de uma década em prol da conservação do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos (PEMLS) e da vida marinha por meio de ações de pesquisa e da conscientização ambiental.

Mantas do Brasil

O projeto tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação das maiores espécies de raia do mundo, conhecidas como raias mantas, em especial a espécie comprovadamente incidente no Brasil, que pode atingir 8 metros de uma asa à outra e pesar mais de 2 toneladas.

As dias são consideradas ameaçadas de extinção e constantes da lista vermelha da IUCV – União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais. A atuação do projeto consiste em ações de educação ambiental e de pesquisa marinha. O Projeto tem o patrocínio da Autoridade Portuária de Santos, o Porto de Santos.

Serviço:

Oceano Diverteatro e Cine Viajante:

Sessões do filme ‘Um Mergulho no Desconhecido” + espetáculo “Em Busca da Gotinha Preciosa”

Dias De 19 a 30 de agosto, em Baixo Guandu

Faixa etária: 08 a 12 anos

Duração: Espetáculo: 60 minutos | Curta-metragem: 13 minutos

Obs: Apresentações nas escolas públicas de cada cidade, exclusivas para alunos da rede

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies