Orgulho LGBTQIA+: exposição no ES celebra diversidade sexual

Além de exibições de filmes, debates e o lançamento de um catálogo de memórias, também haverá um curso de escrita de roteiros

A exposição “Quatro Estações: Espírito Santo Diverso” vai acontecer entre os dias 4 e 6 de junho, no Hub ES +, com formação, exibições de filmes, debates e o lançamento de uma publicação.

O objetivo da mostra é evidenciar e dar visibilidade à multiplicidade de temas propostos pela população LGBTQIA+, na produção cinematográfica capixaba contemporânea, ao mesmo tempo que celebra os direitos e o respeito à diversidade sexual e de gênero, já que junho é o mês do Orgulho LGBTQIA+.

A atividade é realizada com recursos do Funcultura, por meio do Edital de Seleção de Projetos no 015/2022 – Difusão Audiovisual, da Secretaria da Cultura (Secult), e conta com a realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.

O ponto de partida são as Mostras Quatro Estações e Foco Capixaba, janelas do Festival de Cinema de Vitória que existem há quase 15 anos e são dedicadas, respectivamente, a filmes com a temática da diversidade sexual e a produções do Espírito Santo.

A sessão irá exibir quatro curtas-metragens produzidos a partir dos anos 2010, no Espírito Santo, sempre a partir das 17h30. Na quarta-feira (5), serão exibidas as ficções Inabitáveis, de Anderson Bardot; e Ano Passado eu Morri, de Rodrigo de Oliveira.

Na quinta-feira (6), será a vez do episódio da websérie documental Corpo Flor, de Izah Candido e Wan Viana, e do documentário Transvivo, de Tati Franklin.

Logo após as exibições, a plateia participa do bate-papo Mesas Cenas Diversas. O debate é uma oportunidade para que os realizadores e realizadoras, possam lançar reflexões sobre o recorte político-temático expresso em seus filmes.

No primeiro dia de exibição, a conversa com Anderson Bardot e Rodrigo de Oliveira, será comandada pelo professor, curador e realizador Erly Vieira Jr. No segundo dia, a mestra em comunicação, roteirista e diretora Karol Mendes é quem media o encontro entre Izah Candido e Tati Franklin.

Curso de escrita de roteiros

As ações de formação são um dos pilares do Festival de Cinema de Vitória. Seguindo a tradição, o projeto também vai realizar o Laboratório Quatro Estações, que acontece nos dias 4, 5 e 6 de junho, das 13 às 17 horas, na Sala Criativa, do Hub ES+.

O curso será comandado pelos cineastas e roteiristas Tati Rabelo e Rodrigo Linhales, dupla com mais de 20 anos de atuação na área a frente da Mirabólica, com a proposta de auxiliar no desenvolvimento da escrita voltada para roteiros e aprimorar as habilidades de pessoas LGBTQIA+, com mais de 18 anos, que atuam ou desejam trabalhar na área audiovisual de forma amadora ou profissional.

As inscrições aconteceram em maio, em formato online no site do 31º Festival de Cinema de Vitória. A seleção foi por ordem de inscrição e as vagas estão esgotadas.

Catálogo

O registro com a memória deste projeto está no Catálogo Quatro Estações Espírito Santo Diverso, que terá distribuição gratuita nos dois dias da Sessão Quatro Estações.

A publicação impressa apresenta um perfil inédito de cada um dos realizadores, ficha técnica e a trajetória dos filmes selecionados pelos festivais.

Outro destaque é o artigo Atrevid@s e Resistentes: Um Olhar Queer Sobre o Audiovisual e as Artes Capixabas, do pesquisador Erly Vieira Jr, que traça um panorama histórico da cena artística LGBTQIA+ no Espírito Santo.

O projeto Quatro Estações Espírito Santo Diverso é realizado com recursos do Funcultura, por meio do Edital de Seleção de Projetos no 015/2022 – Difusão Audiovisual, da Secretaria da Cultura (Secult). O evento conta com o apoio do Hub ES+ e a realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.

SERVIÇO
Quatro Estações Espírito Santo Diverso

Sessão Quatro Estações
Quando: 5 e 6 de junho, às 17h30

Mesas Cenas Diversas
Quando: 5 e 6 de junho, às 18h30

Lançamento do Catálogo Quatro Estações Espírito Santo Diverso
Quando: 5 e06 de junho, às 17 horas

Laboratório Quatro Estações
Quando: 4 a 6 de junho, das 13 às 17 horas (vagas esgotadas)

Local: Hub ES+, Praça Costa Pereira, 30, no Centro de Vitória
Toda programação é gratuita

SINOPSE DOS FILMES DA SESSÃO QUATRO ESTAÇÕES

Inabitáveis
Anderson Bardot
FIC, 25’, ES, 2020
Classificação indicativa: 14 anos
Elenco: Castiel Vitorino Brasileiro, Markus Konká, Lucciano Coelho, Mauro Marques e Gil Mendes
Sinopse: Uma companhia contemporânea de dança está prestes a estrear Inabitáveis, o seu mais novo espetáculo que aborda como tema a homoafetividade negra. Paralelamente aos ensaios, o coreógrafo constrói uma amizade com Pedro, um jovem menino negro que não se identifica como menino.

Ano Passado Eu Morri
Rodrigo de Oliveira
FIC, 25’, ES, 2017
Classificação Indicativa: 12 anos

Elenco: Rodrigo de Oliveira, João Paulo Stein, Lorena Lima e Isabella Masiero
Sinopse: A Rodrigo, o diretor deste filme, foram dados três meses de vida. Solitário diante da morte, o diretor procura Eduardo, seu primeiro namorado. Mas Eduardo não responde. Rodrigo e o Brasil talvez não tenham sobrevivido a 2016.

Transvivo
Tati Franklin
DOC, 30’, ES, 2017
Classificação indicativa: Livre
Elenco: Izah Candido Silva e Murilo Lopes Teixeira
Sinopse:“Transvivo” é um documentário que acompanha as vivências de Izah e Murilo enquanto passam pelo processo de transição de gênero.

Corpo Flor
EP1: Castiel Brasileiro – Arte, Sexualidade e Transgressão
Izah Candido e Wanderson Viana
DOC, 11’, ES, 2018
Classificação indicativa: Livre
Elenco: Castiel Vitorino Brasileiro
Sinopse: Corpo flor. A expressão tomada emprestada da artista Castiel Vitorino deu nome ao projeto audiovisual de Izah Candido e Wanderson Viana, que aborda temas como juventude, negritude e sexualidade. Como os corpos negros que fogem da normativa heterossexual dialogam com o mundo, em seu prazer e sua resistência contra uma estrutura de controle e subalternização.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies