Ferramenta de acessibilidade do ES é apresentada em evento federal em Brasília
A Central de Intermediação em Libras (CIL) foi apresentada, no Ágile Trendes GOV 2024, em Brasília (DF). O evento é a maior conferência ágil do país. O tema central da edição deste ano, que foi realizada no último dia 20, é Agilidade, Inovação e IA para o setor público.
A CIL foi criada em 2021 e é coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Políticas para Pessoas com Deficiência. Até junho deste ano o serviço atendeu a 3.451 chamadas.
Em resumo, é uma ferramenta assistiva, que, atualmente, tem mais de 100 acessos mensais. A interpretação ocorre por meio de videochamadas com parâmetros avançados de tecnologia disponível para sistemas iOS, Android e Windows ou diretamente pelo link.
O serviço também pode ser utilizado para a prestação de informações sobre serviços públicos, por meio de imagem em tempo real entre intérpretes da Central e pessoas com deficiência auditiva e/ou surdas usuárias de Libras.
O serviço é gratuito e tem como objetivo colaborar com a comunicação de pessoas usuárias de Libras e ouvintes nos equipamentos públicos no Estado do Espírito Santo.
A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destacou a importância de o serviço estar entre os selecionados para este evento de inovação. “A CIL é um serviço de inclusão e acessibilidade, e poder dividir nossa experiência em um evento de inovação é muito gratificante. Que nosso exemplo sirva de inspiração para outros estados e municípios”, disse.
Agile Trends GOV
O Agile Trends GOV é a principal conferência ágil brasileira para o Governo e seus prestadores de serviço. A conferência, que acontece em Brasília, reuniu tendências, conteúdo ágil de primeira linha, relatos daqueles que vêm obtendo resultados consistentes e as melhores práticas ágeis para o Setor Público.