Festa Literária Combiousa celebra escritores de Piúma e Anchieta com evento gratuito
O evento ainda terá uma programação diversificada, incluindo bate-papos literários, atrações para crianças e shows musicais
A literatura vai tomar conta da Praça Dona Carmen, em Piúma, no próximo dia 7 de dezembro, com a realização da Festa Literária Combiousa. O evento, que marca o lançamento da coletânea Caravana Combiousa – Expedição Monte Aghá, reunirá escritores locais e contará com uma programação diversificada, incluindo bate-papos literários, atrações para crianças e shows musicais. A entrada é gratuita e haverá tradução em Libras.
A coletânea, publicada pela Editora Cousa, reúne textos de 52 escritores de Piúma e Anchieta, alguns estreantes e outros já experientes no universo literário. A seleção foi realizada por um júri de peso, composto por Henrique Rodrigues, Caê Guimarães e Fabiani Taylor, reconhecidos por suas contribuições à literatura brasileira.
“O que a gente vai apresentar é um livro com escritos das cidades, incentivando novos escritores, fortalecendo os que já têm trajetória e promovendo uma troca entre eles”, destaca Saulo Ribeiro, idealizador do projeto.
A publicação faz parte do projeto Caravana Combiousa – Expedição Monte Aghá, realizado em parceria com a Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult) e patrocinado pela EDP, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC). O projeto também conta com o apoio das prefeituras de Piúma e Anchieta, da UFES, do IFES Campus Piúma e da empresa FortElétrico.
A Editora, no entanto, segue incentivando a literatura regional com o projeto Poetas do Rio Doce. Até o dia 10 de janeiro de 2025, escritores de Colatina podem enviar seus textos para participar. Mais informações estão disponíveis no Instagram @editoracousa.
Programação da festa
As atividades têm início às 16h, com o Encontro Caravana Combiousa – Expedição Monte Aghá, que contará com mediação da escritora Lívia Corbellari e a presença de nomes como:
- Marcelino Freire – vencedor de prêmios Jabuti e Machado de Assis.
- Fabiani Taylor – autora de livros infantis e destaque literário local.
- Henrique Rodrigues – gestor cultural e idealizador do Prêmio Caminhos da Literatura.
- Caê Guimarães – ganhador do Prêmio Sesc de Literatura 2020.
A abertura oficial está marcada para as 18h, com o lançamento do livro, sessão de autógrafos e uma programação paralela para crianças, que inclui brinquedos, pipoca e algodão-doce.
Para fechar a noite, o cantor e compositor Edivan Freitas sobe ao palco, acompanhado do músico piumense Leandro Berola. Com dois álbuns gravados e uma carreira marcada por parcerias renomadas, Edivan também explora as interseções entre música e literatura.
O projeto Combiousa
A iniciativa que dá nome à festa utiliza uma Kombi adaptada como centro cultural itinerante, levando literatura e arte a diferentes regiões do Espírito Santo e de outros estados.
Desde agosto de 2024, a Caravana Combiousa realizou oficinas de contação de histórias e poesia em Piúma e Anchieta, além de eventos literários com saraus, apresentações e shows para fomentar a participação de escritores locais na coletânea.
“Conectar produção e difusão literária é essencial. Não basta publicar um livro; é preciso garantir que ele chegue às pessoas”, reforça Saulo Ribeiro.