Abertas inscrições para fotógrafas negras participarem de festival no ES

O festival pretende ocupar espaços da cidade com arte e cultura protagonizadas por artistas negros, promovendo a diversidade cultural

A Mostra Maria Verônica da Pas de Fotografia, que vai acontecer na primeira edição do Festival Reencontros, no Museu Capixaba do Negro (Mucane), está com inscrições abertas para fotógrafas negras de todo o território brasileiro.

As inscrições e todos os custos relacionados à mostra são gratuitos (impressão, molduraria, montagem). As interessadas podem enviar suas inscrições até o dia 8 de setembro, por meio do site oficial da mostra, de forma online, por meio de um formulário. O regulamento completo e a inscrição estão disponíveis no site.

A exposição fotográfica será aberta no dia 4 de outubro e vai até 20 de dezembro. O evento promete ser um marco na celebração da arte e da cultura negra no Espírito Santo.

Homenageada pela mostra, Maria Verônica da Pas foi uma médica psiquiatra de renome e uma das idealizadoras e fundadoras do Mucane, além de ser uma figura central no movimento negro capixaba. Sua contribuição à cultura e à luta por igualdade racial no Estado deixou um legado significativo, que agora será celebrado através da fotografia.

Com a inclusão e diversidade como um dos pilares, no intuito de promover a acessibilidade, a mostra também contará com material em braile e acesso à audiodescrição das obras.

Além da exposição fotográfica, o Festival Reencontros contará com uma programação musical diversificada. Local e line-up serão divulgados em breve no site e no Instagram do projeto.

A mostra faz parte da programação do Festival Reencontros, realizado pela JUPTER Produção Cultural Capixaba. O evento é viabilizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult), por meio do patrocínio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, e da ES Gás – Companhia de Gás do Espírito Santo, contando também com o apoio cultural do Grupo Energiza.

O festival tem como objetivo ocupar espaços da cidade com arte e cultura protagonizadas por artistas negros, promovendo a diversidade e a inclusão cultural.

Conheça a banca de avaliação

A comissão de avaliação é formada por três fotógrafas com trabalhos reconhecidos dentro e fora do Brasil, sendo uma delas capixaba: Taynara Barreto (ES), Gabriela Palha (BA) e Helen Salomão (BA), também estarão presentes em Vitória, na semana de abertura da exposição, para oficinas e visitas guiadas para o público.

Gabriela Palha
Nascida em Moçambique, no sul da África, Gabriela Palha traz em seu trabalho um olhar íntimo das cores, expressões e cultura da Bahia, especialmente do recôncavo baiano, em Cachoeira. Seu trabalho é voltado para registros do cotidiano preto influenciado por afeto e memória, que tem como principal objetivo enaltecer os corpos negros que são constantemente marginalizados, desumanizados e invisibilizados.

Hellen Salomão
Helen Salomão 1994, brasileira, natural de Salvador (BA), é uma artista multidisciplinar que utiliza diferentes práticas para construir suas obras, tais como fotografia, videoarte, escrita e instalações.

Taynara Barreto
Formada em Comunicação Social, a capixaba já participou de exposições em Bogotá, Buenos Aires e, recentemente, na prestigiada Galeria Homero Massena, e foi ganhadora do Prêmio do Prêmio XVI Marc Ferrez de Fotografia.

Serviço

Mostra Maria Verônica da Pas de Fotografia
Inscrições: abertas para fotógrafas de todo o Brasil no site http://mostraveronicadapas.com até 8 de setembro
Data: 04/10
Local: Museu Capixaba do Negro (Mucane), Centro de Vitória
Informações: www.instagram.com/festival.reencontros

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies