Instituto do ES inaugura mural de 250 m² em apoio à causa animal
A obra foi pintada para celebrar o Abril Laranja, mês em que se discute o combate ao abandono e maus-tratos aos animais
“Amor de 4 Patas” é o nome do mural de 250m² entregue, na última sexta-feira (26), pelo Instituto de Cultura e Responsabilidade Social (Icores). A obra está localizada na descida da Ponte Ayrton Senna, em Vitória, e foi pintada para celebrar o Abril Laranja, mês em que se discute o combate ao abandono e maus-tratos aos animais.
Ao longo do mural, foram escritas mensagens como “somos anjos disfarçados”; “amor, fidelidade, lealdade e cãopanheirismo”;”temos sentimentos: o abandono é cruel”; “maus-tratos é crime! Denuncie, ligue 181”; e “procuro pai ou mãe bichológico: e aí, me adota?”.
As personagens retratadas na obra são as mascotes do Icores – Luna, Bella e Nina – juntamente com a cadelinha Nala, cujo desaparecimento, em janeiro de 2024, viralizou nas redes sociais ao unir centenas de pessoas em sua busca. Nala foi encontrada após 17 dias, com um final feliz para uma linda história de amor entre tutores e animal, ela também esteve presente no evento com sua tutora.
Segundo a presidente do Icores, Zuleica Faria, a poética da criação do mural foi pensada para sensibilizar as pessoas para a causa animal e alertar para a importância de denunciar o abandono e os maus-tratos. “A arte foi criada para passar a ideia de que os animais estariam conversando, diretamente, com as pessoas, e deixando sua mensagem. Por isso, a pintura tem imagens e frases”, conta Zuleica.
Alunos da escola municipal Álvaro de Castro Mattos puderam prestigiar o projeto com tour cultural pelo local onde está pintado o mural, além de aprender sobre o meio ambiente e defesa dos direitos dos animais. A Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) apoiou a iniciativa.
Além de falar sobre a causa animal, os alunos puderam participar da recreação e da adoção de pets. “É muito importante porque traz luz para uma política pública de Vitória, que está sendo feita na área do bem-estar animal, como a política das castrações, do Vetmóvel, e tantas outras que a gente precisa mostrar à população”, disse Renata Nunes, autora da arte do mural.
A comunidade se mobilizou pela a causa e diversos moradores da região levaram seus pets para o evento, que foi feito para eles.