Presídios do ES recebem programa que leva tecnologia a mulheres

O principal objetivo é assegurar o acesso das mulheres em situação de vulnerabilidade social à educação profissional e tecnológica

As unidades prisionais femininas do Estado começaram a receber, neste mês de agosto, o programa federal Mulheres Mil, derivado do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O principal objetivo da iniciativa é assegurar o acesso das mulheres em situação de vulnerabilidade social à educação profissional e tecnológica.

Até o momento, cinco cursos já foram iniciados: recepcionista, mestre de cerimônias, depilação e maquiador. Ao todo, serão ofertadas 380 vagas nas unidades femininas do Espírito Santo, nos anos de 2024 e 2025. Os cursos são ministrados por profissionais da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

O programa é fruto da parceria entre a Secretaria da Justiça (Sejus) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

“A formação para o mundo do trabalho é fundamental para o processo de reintegração social da pessoa em situação de privação de liberdade, e, por meio dos cursos ofertados pelo programa do Governo Federal, é possível a construção de conhecimentos que são muito importantes para a formação pessoal e profissional das participantes”, destaca a subgerente de Educação nas Prisões da Secretaria da Justiça (Sejus), Silvia Moreira.

Mulheres Mil

O Pronatec, por meio da frente Mulheres Mil, tem como objetivo assegurar o acesso das mulheres em situação de vulnerabilidade social à educação profissional e tecnológica.

Destinado a mulheres a partir de 16 anos em condições de pobreza e com baixo nível de escolarização, esse programa busca não apenas oferecer formação técnica, mas também promover o empoderamento feminino e a superação de violências.

Por meio de uma abordagem que reconhece as experiências e vivências das participantes, busca-se promover não apenas habilidades técnicas, mas também um amplo letramento que capacite as mulheres a transformarem suas realidades.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies