Presídios do ES recebem programa que leva tecnologia a mulheres
O principal objetivo é assegurar o acesso das mulheres em situação de vulnerabilidade social à educação profissional e tecnológica
As unidades prisionais femininas do Estado começaram a receber, neste mês de agosto, o programa federal Mulheres Mil, derivado do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O principal objetivo da iniciativa é assegurar o acesso das mulheres em situação de vulnerabilidade social à educação profissional e tecnológica.
Até o momento, cinco cursos já foram iniciados: recepcionista, mestre de cerimônias, depilação e maquiador. Ao todo, serão ofertadas 380 vagas nas unidades femininas do Espírito Santo, nos anos de 2024 e 2025. Os cursos são ministrados por profissionais da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).
O programa é fruto da parceria entre a Secretaria da Justiça (Sejus) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).
“A formação para o mundo do trabalho é fundamental para o processo de reintegração social da pessoa em situação de privação de liberdade, e, por meio dos cursos ofertados pelo programa do Governo Federal, é possível a construção de conhecimentos que são muito importantes para a formação pessoal e profissional das participantes”, destaca a subgerente de Educação nas Prisões da Secretaria da Justiça (Sejus), Silvia Moreira.
Mulheres Mil
O Pronatec, por meio da frente Mulheres Mil, tem como objetivo assegurar o acesso das mulheres em situação de vulnerabilidade social à educação profissional e tecnológica.
Destinado a mulheres a partir de 16 anos em condições de pobreza e com baixo nível de escolarização, esse programa busca não apenas oferecer formação técnica, mas também promover o empoderamento feminino e a superação de violências.
Por meio de uma abordagem que reconhece as experiências e vivências das participantes, busca-se promover não apenas habilidades técnicas, mas também um amplo letramento que capacite as mulheres a transformarem suas realidades.