Projeto Raízes de Aracruz é premiado por resgate cultural e histórico
A iniciativa foi reconhecida por fortalecer o protagonismo comunitário por meio de fotografias produzidas por alunos de escolas locais
O Projeto Raízes, que promove o resgate histórico e cultural das comunidades de Barra do Riacho e Vila do Riacho, em Aracruz (ES), conquistou o 1º lugar na categoria Educação do Prêmio Farol do Bem 2024, promovido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Espírito Santo (Sindifer).
A iniciativa foi reconhecida por fortalecer o protagonismo comunitário por meio de fotografias produzidas por alunos de escolas locais. O resultado foi anunciado em solenidade realizada em Vitória, na última semana.
LEIA TAMBÉM:
Premiação destaca iniciativas em sustentabilidade e transformação social no ES
Como participar do prêmio ‘Farol do Bem’ de sustentabilidade
A iniciativa é desenvolvida com o apoio da Portocel, por meio de seu Programa de Educação Ambiental (PEA), e busca preservar a cultura local. Participaram alunos das escolas Caboclo Bernardo, de Barra do Riacho, e Ermentina Leal, de Vila do Riacho, que tiveram oficinas de fotografia e vídeo orientadas por profissionais da TK1 Filmes e da agência de mídia Ueive, com aulas práticas e teóricas.
Com organização da empresa Lumiar Ambiental, o projeto resultou na produção de fotografias e de um videodocumentário retratando as tradições culturais das comunidades, sob a perspectiva dos alunos. O material final destacou o olhar jovem sobre as histórias locais, reforçando a conexão entre educação, cultura e sustentabilidade.
O Prêmio Farol do Bem celebra iniciativas que promovem impacto positivo na sociedade. A conquista reflete o sucesso do Projeto Raízes em engajar jovens na valorização de suas comunidades e no fortalecimento de uma identidade cultural, alinhada aos objetivos de sustentabilidade da região.
A Portocel, que está há 46 anos em operação no Espírito Santo, é reconhecida por sua excelência logística e atuação em projetos que integram desenvolvimento social e ambiental. Além de operar em Aracruz, a partir de julho de 2024 a empresa expandiu suas atividades para o Porto de Santos, reforçando seu papel estratégico no setor.
O Projeto Raízes é um compromisso da Portocel de apoiar iniciativas que unem educação e cultura para construir uma sociedade mais sustentável e conectada às suas raízes.