Últimos dias para se inscrever em projeto que vai selecionar escritores do ES

Público alvo é formado por escritores que tenham interesse em ter seus textos literários em poesia ou prosa publicados pela Editora Cousa

As inscrições para participar da Antologia Combiousa terminam nesta quinta-feira (5). A iniciativa faz parte do projeto Caravana Combiousa – Expedição Monte Aghá, que lançou um edital para escritores dos municípios de Piúma e Anchieta.

O chamado é para os que tenham interesse em ter seus textos literários em poesia ou prosa publicados pela Editora Cousa, que já lançou mais de 300 obras publicadas em 15 anos de existência, entre elas uma vencedora do Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira.

LEIA TAMBÉM: Projeto selecionará escritores do ES para publicação de livro

Ao todo, até 60 textos vão compor a Antologia Combiousa, que faz parte de uma ampla ação de estímulo à literatura e à leitura nos municípios do litoral sul do Espírito Santo.

Os interessados podem inscrever um texto por pessoa, com até duas laudas em letra Arial tamanho 12 e espaçamento de 1,5. Também devem comprovar residência em Piúma ou Anchieta, preencher um formulário online e fazer upload do texto e documentos.

A publicação é aberta apenas para textos inéditos escritos por pessoas maiores de 18 anos, ou, se menores, mediante autorização de responsável legal. Para participar, é só clicar aqui.

A seleção dos textos que vão compor a obra será feita por escritores reconhecidos e premiados: Henrique Rodrigues, Caê Guimarães e Fabiani Taylor.

“O que a gente pretende deixar é um livro com escritos da cidade, com os escritores da cidade, incentivando novos escritores, fortalecendo nomes que já escrevem e criando um intercâmbio, uma troca entre eles”, diz Saulo Ribeiro, fundador da Cousa.

Ribeiro cita nomes, como Fabiani Taylor, Leonardo Bourguignon, Graça Andreatta e Marcos Brando como exemplos de escritores importantes da literatura capixaba oriundos de Piúma e Anchieta. Segundo ele, a expedição quer chegar nesses veteranos e, ao mesmo tempo, mapear uma nova literatura nos municípios.

Para isso, o projeto realiza ao longo dos meses de agosto e setembro uma série de atividades ligadas à literatura, entre elas contação de histórias e oficinas de poesia em escolas e Festas Literárias nos dois municípios. “A expedição Monte Agha fará um chamado poderoso para o fortalecimento da literatura!”, comemora Saulo Ribeiro.

O lançamento do livro está previsto para dezembro de 2024, dentro de uma programação com várias atrações abertas ao público.

Sobre a Caravana Combiousa

As atividades presenciais do projeto tiveram início no dia 22 de agosto, com a realização de atividade de Contação de Histórias com Rosane Lara em escolas públicas de Piúma, além de uma Oficina de Poesia Concreta com Fabiani Taylor.

Nos dias 14 e 15 de setembro, Anchieta recebe a Festa Literária Combiousa, que acontece no Parque dos Papagaios. No sábado (14), haverá show da Banda Flor, às 14h, e da Banda Marajah, às 16h.

Já no domingo (15), o Grupo de Teatro Rerigtiba apresenta-se, às 14h, com o espetáculo teatral “O Rei de Quase Tudo”, seguido do Sarau Combiousa, com palco e microfone abertos para quem quiser declamar, rimar, cantar, a partir das 16h.

Durante o evento, haverá atividades lúdicas na Combiousa, a Kombi adaptada para ser um espaço cultural, onde também serão distribuídos pipoca e algodão doce para as crianças.

O projeto Caravana Combiousa – Expedição Monte Aghá é realizado pela Editora Cousa, com patrocínio da EDP, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e apoio das prefeituras municipais de Piúma e Anchieta.

Para saber mais sobre o projeto, é possível acompanhar o Instagram @caravanacombiousa.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies