Presídio do ES inaugura salão de beleza para internas e servidoras

Além de ampliar a oferta de vagas de trabalho, o projeto também vai oferecer cerca de 120 vagas em cursos de capacitação profissional

As detentas do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) vão ter mais oportunidade de trabalho e qualificação profissional. Isto porque, nesta sexta-feira (21), foi inaugurado o Salão Bellas, dentro da própria unidade prisional.

De acordo com a diretora da unidade, Dayany Rodrigues de Queiroz, as servidoras que trabalham lá também poderão usufruir dos serviços de beleza fora do expediente de trabalho.

“A iniciativa tende a elevar a autoestima de todos os envolvidos no projeto, seja servidora ou interna. Acreditamos que o Salão Bellas vai proporcionar um ambiente de trabalho mais produtivo e humanizado para a unidade prisional”, pontuou.

Para montagem do estabelecimento, a unidade investiu o recurso de R$ 20 mil, proveniente do Prêmio Humaniza ciclo 2023. Na ocasião, a servidora Cleide Mendes Maciel recebeu o troféu de primeiro lugar, na categoria Atitude Humanizadora, e irá coordenar os trabalhos desenvolvidos no Salão Bellas.

Durante o evento de inauguração foi realizado um desfile de modas, com a apresentação de 20 looks, todos desenvolvidos pelas detentas da unidade prisional por meio do projeto de costura e artesanato em crochê.

Desfile que aconteceu durante inauguração do Salão Bellas, em unidade prisional de Colatina
Desfile que aconteceu durante inauguração do Salão Bellas, em unidade prisional de Colatina | Foto: Divulgação/Secom

O local vai oferecer diversos serviços, como pintura e tintura, aplicação de química, manutenção e corte de cabelo, além de cuidados de manicure, pedicure, design de sobrancelhas, depilação, maquiagem, penteados e estética corporal.

Quatro internas vão exercer atividades laborais no Salão Bellas e serão também multiplicadoras das atividades desenvolvidas para as outras detentas.

O salão é completo, montado com equipamentos e produtos para a atividade de beleza e conta com lavatórios, espelhos, prateleiras e poltronas, materiais para esterilização, além de aparelhos como modelador de cabelo, secador, chapinha, e produtos de beleza.

O projeto também vai ampliar a oferta de vagas de trabalho e cursos de capacitação profissional no Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL). Já estão previstas 120 vagas em cursos voltados para a área da beleza e moda, destinadas ao público feminino custodiado.

Os cursos fazem parte do programa Mulheres Mil, do Governo Federal, e serão iniciados no segundo semestre deste ano, por meio da parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). Os cursos previstos são: de Maquiador; Depilador; Manicure e Pedicure; Confecção de Lingerie e Moda Praia; Costureiro de Máquina Reta e Overloque.

A interna Natania é cabeleireira profissional e vai trabalhar no Salão Bellas. “Estou muito feliz com essa oportunidade, compartilhando o que eu sei e fazendo o que eu realmente amo. Também é uma forma de me capacitar para novas técnicas”, disse.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies