Sebrae lança Desafio Liga Jovem com duas novas categorias

Agora os cursos profissionalizantes e superiores também podem participar da maior competição de empreendedorismo tecnológico nas escolas do Brasil

Será lançada, nesta segunda-feira (1º), 2ª edição do Desafio Liga Jovem, a maior competição de empreendedorismo tecnológico nas escolas do Brasil, realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Ideias de Futuro. O evento, que começa às 14 horas, vai apresentar as novidades para este ano, com a presença de estudantes, coordenadores e educadores da cidade de Vitória.

As inscrições para participar da competição são gratuitas e estão disponíveis, até o dia 7 de junho, no site www.desafioligajovem.com.br. Nesse endereço eletrônico também pode ser acessado o regulamento do desafio.

Neste ano, o objetivo do Desafio Liga Jovem é estimular ainda mais jovens a criarem soluções inovadoras para problemas do seu entorno. Para isso, foram criadas mais duas categorias além do Ensino Fundamental e o Médio. Ao todo, agora, são quatro categorias:

  • Imagina (8º e 9º ano do Ensino Fundamental;
  • Cria (Ensino Médio);
  • Inspira (Educação Profissional);
  • Avança (Educação Superior).

De acordo com a organização da competição, essa ampliação da iniciativa permitirá compreender como os estudantes de todo o país percebem e lidam com as questões sociais de suas comunidades por meio do empreendedorismo tecnológico.

Na primeira edição, os mais de 5 mil estudantes inscritos apresentaram um panorama dos temas mais impactantes em seu cotidiano.  Educação, Meio Ambiente, Acesso a Serviços, Saúde Mental e Saúde em Geral são os cinco problemas sociais mais apontados nos projetos desenvolvidos em 2023.

“Os alunos e a sociedade são beneficiados. Os estudantes têm a oportunidade de desenvolver soluções e gerar um verdadeiro impacto na comunidade. Além disso, o desafio estimula a criatividade e o trabalho em equipe, ampliando a rede de contatos dos participantes, que passam a ter maior conhecimento sobre o Sebrae e as possibilidades profissionais que o empreendedorismo oferece”, destaca a gestora estadual do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae-ES, Jussara Pancieri.

Etapas da Competição

O Desafio Liga Jovem contará com cinco etapas: Esquenta nas Redes, Virada Empreendedora, Estadual, Regional e Nacional.

O Esquenta nas Redes é uma campanha de engajamento, que acontecerá ao longo do período de inscrições, com diversas missões, valendo prêmios para estudantes, orientadores e escolas. Entre os prêmios estão celulares, smartwatches e vale compras. Esta etapa é opcional e não conta pontos para o Desafio Liga Jovem.

A Virada Empreendedora será uma maratona de conteúdo sobre Inovação, Tecnologia e Metodologias Ativas para apoiar os estudantes no aprimoramento de suas competências empreendedoras e para dar suporte às equipes no desenvolvimento de seus projetos. Após a virada, as equipes devem gravar um vídeo de até 5 minutos, apresentando o projeto elaborado. Os 24 melhores projetos de cada Estado passarão para a etapa Estadual.

Na etapa Estadual, as equipes selecionadas apresentarão seus projetos, de forma online, para uma banca de jurados. Serão 4 bancas por Estado, para definir a equipe vencedora de cada categoria, cujos integrantes receberão vale-compras de R$ 500,00. Essas equipes seguirão para a etapa Regional.

Na etapa Regional, os vencedores de cada Estado apresentarão seus projetos para uma nova banca de jurados, também de maneira remota. A melhor equipe de cada categoria ganhará uma viagem para participar presencialmente da etapa Final, além de um celular de última geração para cada participante e para o orientador.

A etapa Nacional ou Missão Técnica Nacional contará com a participação de 20 equipes e acontecerá em uma das capitais tecnológicas do Brasil, com toda a viagem paga pelo Sebrae. As cinco equipes de cada categoria irão apresentar pitches para uma banca de jurados, de forma presencial, tendo a oportunidade de destacar o potencial de seus projetos.

Os projetos serão avaliados por especialistas com base em cinco critérios: Entendimento do Público-Alvo, Criatividade e Inovação, Impacto no Dia a Dia da Comunidade, Sustentabilidade Financeira e Protótipo.

As equipes vencedoras de cada categoria serão premiadas com uma Missão Internacional (viagem internacional) de até 10 dias, além de um notebook para cada um dos participantes e para o professor orientador. No segundo lugar, cada participante da equipe e seu professor orientador receberão um smartwatch. No terceiro lugar, cada participante da equipe e seu professor orientador receberão um tablet.

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