Corpo de Bombeiros Militar inicia formação de brigadistas com autismo no Espírito Santo

O Projeto Brigada Azul é desenvolvido em parceria com a Amaes e tem como objetivo preparar os alunos para atuar como brigadistas eventuais

O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) realizou, nesta quinta-feira (02), a aula inaugural do Projeto Brigada Azul, composto por pessoas com Autismo, no Quartel do Comando-Geral, localizado na Enseada do Suá, em Vitória. O objetivo é preparar os alunos para atuar como brigadistas eventuais.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes) e vai realizar uma formação de 20 horas para 12 alunos, que vão adquirir conhecimentos relativos ao combate a incêndio, primeiros socorros e evacuação em ambientes de risco.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alexandre Cerqueira, destacou a importância de iniciativas como esta para a inclusão e representatividade de pessoas com autismo. “Recentemente, formamos a Brigada Down, que capacitou pessoas com Síndrome de Down para atuar como brigadistas. Agora, temos uma turma de pessoas com autismo em formação e temos certeza de que também estamos contribuindo para que estes alunos ocupem seus lugares na sociedade”, pontuou.

A aula inaugural contou com exposição de materiais, equipamentos e EPIs, descrição das viaturas operacionais, além de uma volta no caminhão de incêndio. Os alunos ainda terão mais seis encontros, todos aos sábados.

O evento contou com a participação dos pais e alunos do projeto, dos representantes da Amaes, do comandante-geral do CBMES, além de instrutores e voluntários do Projeto Brigada Azul.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies