Inscrições para o Prêmio Brasil Amigo da Criança seguem abertas

A iniciativa visa reconhecer boas práticas que fortaleçam a proteção e os direitos de crianças e adolescentes em todo o país

Estão abertas as inscrições para participar do Prêmio Brasil Amigo da Criança, organizado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). A iniciativa visa reconhecer ações que fortaleçam a proteção e a defesa dos direitos da criança e do adolescente em todo o país. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de outubro.

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, explica para quem é voltado o Prêmio Brasil Amigo da Criança. “Tem muita gente no Brasil fazendo coisas espetaculares para proteger crianças e adolescentes e nós queremos conhecer vocês, conhecer essas instituições e queremos premiá-las por tudo que estão fazendo. Poderão se inscrever pessoas físicas e jurídicas ser sem fins lucrativos e que não recebam recurso internacional”, disse.

Clique aqui para ler o edital completo.

As práticas devem ser executadas há pelo menos um ano. O prêmio será dividido em sete categorias: atuação em emergência humanitária e calamidades – que não necessita do prazo de atuação de um ano; Prevenção e enfrentamento de Todas as Formas de Violência; Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente; Incidência política, controle social e participação em conselhos; Crianças indígenas, quilombolas, e comunidades tradicionais; Criança e adolescente com deficiência; e Fortalecimento das capacidades protetivas das famílias. Serão condecoradas as três melhores práticas de cada categoria.

Além de dar visibilidade e premiar as boas práticas, o certame também pode ser uma oportunidade de proporcionar a troca de experiências e informações entre o poder público e a sociedade civil. “Nós queremos compartilhar essas experiências para replicar e estimular que outras iniciativas semelhantes sejam implantadas em todo o Brasil. É uma ação inovadora”, apontou o secretário Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha.

Entrega dos prêmios

A premiação ocorrerá no dia 19 de novembro, em Brasília (DF), em alusão ao Dia Internacional dos Direitos da Criança. Os vencedores receberão medalhas e certificados de reconhecimento. As inscrições e dúvidas sobre o Prêmio, devem ser encaminhadas para o e-mail: melhorespraticas.premio@mdh.gov.br.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies