Instituto Apae Brasil divulga 16ª edição da Revista Apae Ciência
Com o tema “Covid-19 e seu impacto sobre as pessoas em situação de deficiência”, publicação especial traz textos produzidos por colaboradores das Apaes
O Instituto Apae Brasil de Ensino e Pesquisa lançou no dia 30 de dezembro de 2021 mais uma edição da Revista Apae Ciência, que tem por objetivo incentivar e divulgar trabalhos científicos em torno de estudos sobre a deficiência e ampliar os conhecimentos acerca da temática. Nesta 16ª edição, a revista tem como tema “Covid-19 e seu impacto sobre as pessoas em situação de deficiência” e já está disponível para download.
O dossiê foi coordenado por Erenice Natália Soares de Carvalho, doutora em Psicologia, editora científica da Apae Ciência e professora da Associação Objetivo de Ensino Superior (Assobe), e Jorge Amaro de Souza Borges, doutor em Políticas Públicas, professor e pesquisador do Instituto e servidor público vinculado à Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades do Rio Grande do Sul (Faders).
A publicação especial traz 11 artigos, 12 relatos de prática, três ensaios teóricos e uma resenha, produzidos por colaboradores das unidades apaeanas de diferentes localidades do Brasil, que responderam ao chamamento enviado, no primeiro semestre deste ano, para submissão de trabalhos alusivos ao assunto, nas diversas áreas de atuação da Rede Apae, tais como saúde, educação e assistência social.
Segundo Erenice Carvalho e Jorge Amaro, os trabalhos representam uma relevante contribuição na compreensão dos impactos da pandemia do novo coronavírus no contexto das pessoas com deficiência de uma forma geral, principalmente no âmbito das instituições de atendimento, na perspectiva da visão dos profissionais e das famílias. Os coordenadores ressaltam que os textos trazem, ainda, um panorama teórico e empírico que “nos ajudam a entender o estado da arte dos estudos sobre os impactos da Covid-19 nas vidas das pessoas com deficiência”.
“São, portanto, importantes referências para a análise destas questões no âmbito das políticas públicas, da academia e da sociedade e nos ofertam a possibilidade de refletir sobre a garantia dos direitos humanos a grupos vulneráveis em períodos de crises humanitárias, as quais exigem um conjunto maior de esforços da sociedade para o seu enfrentamento, contribuindo com o espírito desta publicação”, destacam.
Clique aqui para ler a 16ª edição da Revista Apae Ciência.