Saiba como curtir o Carnaval sem agredir o meio ambiente
Para curtir as festas sem gerar consequências negativas para o meio ambiente, os foliões devem se atentar a algumas dicas.
Os tradicionais bloquinhos de rua do Carnaval de Vitória atraem um público grande que movimenta a cidade. Em 2020, segundo a Prefeitura de Vitória, foram mais de 55 toneladas de lixo recolhidas após os eventos comemorativos. E, neste ano, para curtir com responsabilidade e sem gerar consequências negativas para o meio ambiente, os foliões devem se atentar a alguns aspectos.
A Diretora Presidente do Instituto Ideias, Tereza Romero, faz algumas observações sobre a importância das atitudes sustentáveis. “O desafio é fazer com que os amantes do Carnaval estejam conscientes e desejem fazer a sua parte”, explica.
Entre as dicas que ela dá, está a diminuição da produção de lixo através do uso de materiais recicláveis como latas de alumínio. Além disso, é recomendável o uso do copo ou caneca descartável durante os bloquinhos.
Por outro lado, também é importante aproveitar fantasias de anos anteriores ou trocar looks com os seus amigos, ao invés de comprar uma roupa nova todo Carnaval.
Usar água de forma consciente, manter-se hidratado, usar roupas leves e otimizar o uso de veículos também são dicas importantes e necessárias.
O Instituto Ideias
É uma entidade que desenvolve atividades nas pautas social, ambiental e urbanística em parceria com diversas instituições. Com sede no Estado do Espírito Santo, o Ideias atua em todo país e conta com filiais nos Estados de Minas Gerais, Maranhão e Sergipe.