Supressor sustentável pode retirar mais de 1 milhão de garrafas do meio ambiente
O agente é utilizado para controle ambiental nas operações da empresa, mas a produção a partir da reciclagem do plástico é inédita.
Um supressor de poeira à base de plástico que será utilizado pela Vale na Unidade Tubarão, em Vitória, foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O produto é inédito e tem potencial para retirar do meio ambiente todos os meses mais de 1 milhão de garrafas PET.
O agente é utilizado para controle ambiental nas operações da empresa, mas a produção a partir da reciclagem do plástico é inédita e foi patenteada pelas instituições envolvidas.
Desde 2013, são realizados testes e validações técnicas em escalas de laboratório e piloto que atestam a eficiência do produto. No processo, o plástico passa por uma reciclagem química que o transforma em resina.
Além de garrafas, o processo de produção do supressor sustentável também é capaz de aproveitar outros materiais considerados de baixa reciclabilidade, como o plástico PET utilizado em bandejas e garrafas de todas as cores, como as pretas de bebidas energéticas, que hoje vão para os aterros sanitários.