Apaes do Espírito Santo lançam cartilha sobre cuidados em tempos de Covid-19
A cartilha está disponível em formato e-book para acesso on-line
A pandemia da Covid-19 atingiu a todas as pessoas pelo mundo todo e em especial àquelas inseridas em grupo de risco. As pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla são ainda mais sensíveis a este momento pela dificuldade em se manter o isolamento social, já que a maioria precisa dos serviços de cuidador ou acompanhante.
Visando reforçar as informações voltadas para este público e seus familiares, a Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES), por meio do seu Instituto de Ensino e Pesquisa (UNIAPAE-ES), elaborou a cartilha “Pessoas com deficiência intelectual e ou múltipla e suas famílias: cuidados em tempos de Covid-19”, que contou com a assessoria técnica de profissionais da área da saúde.
No material, que está disponível no formato e-book (livro digital e on-line) é possível obter orientações específicas para cuidadores, acompanhantes, técnicos, instrutores e familiares de pessoas com deficiência. Essas orientações foram reunidas com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre a variedade dos cuidados prestados e o quanto eles são necessários para prevenção e contágio do coronavírus nas pessoas com deficiência intelectual e ou múltipla nesse período de pandemia.
Conforme destaca Vanderson Gaburo, presidente da Feapaes-ES, “Vivemos um contexto muito complexo por conta da pandemia, que atinge de forma muito perversa as pessoas com deficiência e suas famílias. Para enfrentar essa situação é fundamental construirmos informações claras sobre cuidados e ações de enfrentamento ao vírus. Essa cartilha é um esforço da Federação, de forma coletiva e colaborativa, para apresentar um material específico com orientações para as pessoas com deficiência, para suprir essa lacuna. Queremos que ela chegue a todos, profissionais, cuidadores, pessoas com deficiência e suas famílias”, destacou o presidente.
Sobre as Apaes
As Apaes são organizações não governamentais, sem fins lucrativos, que trabalham, em parceria do Poder Público, ofertando serviços nas áreas de educação, saúde e assistência social para que as pessoas com deficiência intelectual e suas famílias vivam com melhor qualidade de vida e felizes. Equipe de profissionais presta serviços especializados em todo Espírito Santo fornecendo as habilidades, cuidados físicos e oportunidades necessárias para pessoas com deficiência intelectual façam parte integrante da sociedade.