Detentas do presídio feminino de Bubu lançam livro de crônicas
A obra “Um Lugar De (E Que) Fala” é resultado de uma série de oficinas de crônicas de formação de leitoras realizadas com as detentas.
A obra “Um Lugar De (E Que) Fala” traz crônicas de autoria das detentas da Penitenciária Feminina de Cariacica, no bairro Bubu. O livro foi organizado pela escritora Kátia Fialho e pela jornalista e escritora Elaine Dal Gobbo, integrantes da Academia Cariaciquense de Letras (ACL).
O lançamento será feito nesta quarta-feira (11/10), às 19h, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, no Centro de Vitória.
Esse trabalho é resultado de uma série de oficinas de crônicas, nas quais foi feita uma leitura coletiva e participativa de trechos do livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, da escritora mineira Carolina Maria de Jesus.
O objetivo foi a formação de leitoras e, também, a oportunidade de proporcionar às detentas o acesso à literatura brasileira – em especial, a produzida por uma autora negra e periférica.
“O público vai se deparar com textos sensíveis, onde estão expostas dores como as da violência doméstica, do abandono, mas também muito amor, como o pela família, e também, muitos sonhos, inclusive, o de iniciar uma nova trajetória de vida”, destacou Kátia.
O projeto teve apoio do Fundo Nacional de Cultura (Funcultura) e da Secretaria Estadual de Cultura do Espírito Santo (Secult/ES).