Farinheira comunitária beneficia comunidade quilombola Coxi, em Conceição da Barra
A estrutura está sob a administração da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Coxi e será mais uma alternativa de renda.
A comunidade quilombola Coxi, localizada no município de Conceição da Barra, inaugurou uma farinheira comunitária, construída em parceria com a Suzano. A estrutura está sob a administração da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Coxi e será mais uma alternativa de renda para a comunidade.
O imóvel tem 30 metros quadrados de construção e conta com banheiros, área para o processamento da mandioca, área de secagem, além de ser equipada com ralador, prensa, forno elétrico e outros equipamentos.
“A produção de beiju e farinha é tradicional na comunidade, atravessa gerações e é uma das principais fontes de renda das famílias daqui. A farinheira é fundamental para fazer o processamento da mandioca, estamos muito felizes com essa conquista”, afirma a agricultora Ana Maria Soares.
A produção de farinha e beiju da Associação é destinada ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, além de ser comercializada nas feiras livres de Conceição da Barra.