Plataforma on-line cadastra campanhas para financiamento coletivo
Por meio da Apoie o Terceiro Setor, será possível acompanhar o andamento das campanhas
Desde o início da pandemia de Covid-19, o Brasil bateu recorde de doações para o Terceiro Setor, com R$ 6,3 bilhões doados até julho de 2020, segundo o Monitor das Doações, criado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). Desde o segundo semestre do ano passado, no entanto, as doações têm diminuindo.
Nos dois primeiros meses deste ano, em meio ao agravamento da pandemia, foram doados R$ 19 milhões para causas ligadas à Covid-19, segundo a ABCR. As doações não acompanham a demanda das organizações da sociedade civil (OSCs), que continuam precisando de recursos para atender populações vulneráveis.
Diante deste cenário, o Observatório do Terceiro Setor criou a plataforma de financiamento coletivo Apoie o Terceiro Setor. A iniciativa visa fortalecer projetos sociais que estão agindo para minimizar os impactos do agravamento da pandemia. Para isso, a ferramenta reúne campanhas de organizações de diversas partes do país, facilitando o processo de captação de recursos delas.
“Um dos setores mais atingidos na pandemia foi o Terceiro Setor. Os recursos diminuíram e levaram a uma crise econômica entre as Organizações da Sociedade Civil. Esta iniciativa procura dar uma ajuda pontual às organizações que estão enfrentando dificuldades para continuar com suas atividades”, esclarece Joel Scala, diretor do Observatório do Terceiro Setor.
Por meio da Apoie o Terceiro Setor, será possível acompanhar o andamento das campanhas. Além disso, serão produzidas matérias no portal Observatório do Terceiro Setor, para mostrar como os recursos doados nas campanhas de financiamento coletivo estão sendo usados.
Organizações, projetos sociais e coletivos cadastrados também contarão com o suporte do Observatório para formular, planejar e divulgar suas campanhas. A iniciativa, lançada no dia 15 de abril, já tem seis campanhas ativas.
As organizações podem acessar o portal clicando aqui e realizar cadastro. No mesmo link, quem quiser, também pode realizar doação.