Organização sem fins lucrativos promove reabilitação de pessoas que tiveram diagnóstico de câncer
A instituição trabalha com uma equipe multidisciplinar voluntária, atendendo 30 pacientes diagnosticados com câncer.
Pensando em aliviar as dores das pessoas que sofrem com câncer, a fisioterapeuta Fernanda Viana concebeu e fundou a Oncors – Serviço Especializado em Reabilitação Oncológica e promoção da Saúde, em 2020. Hoje, a instituição atende pessoas de toda a Grande Vitória, oferecendo inclusive serviços de Home Care.
Com o objetivo de oferecer gratuitamente serviços de reabilitação de crianças, jovens, adultos e idosos que tiveram diagnóstico de câncer, a instituição trabalha com uma equipe multidisciplinar voluntária.
“Queremos levar saúde para essas pessoas, dar um pouco mais de dignidade para que elas entendam que o diagnóstico não é uma sentença de morte, que é possível ter uma vida saudável, produtiva, longe das dores e dos medos que a doença e o tratamento causam”, explica Fernanda.
São feitos atendimentos nas áreas de psicologia, fisioterapia, medicina integrativa, apoio jurídico e farmacológico. Além disso, os familiares das pessoas que estão em tratamento também recebem apoio psicológico.
Atualmente, a Oncors tem 30 pacientes cadastrados e realiza aproximadamente sete atendimentos por dia, mas, segundo Fernanda, o objetivo é aumentar esse número para 20 por dia. O principal desafio para atingir essa meta é a captação de recursos.
E, buscando ampliar a atuação da entidade, um projeto está sendo elaborado para oferecer muay thai, balé, e aulas de violão para os pacientes.