Dani Laudino é assistente social, especialista em gestão social com mais de uma década de experiência no Terceiro Setor e escreve semanalmente para a coluna Causando Por Aí do Um Social.

Fale com a coluna: causandoporai@umsocial.com.br

Oportunidade de capacitação: Planos de Leitura em ação nos territórios

Começo esta coluna questionando se você conhece o Polo do Itaú Social? Hoje venho compartilhar mais uma grande oportunidade de capacitação para subsidiar gestores e os profissionais que trabalham em Organizações da Sociedade Civil (OSC).

O Polo, ambiente de formação do Itaú Social, foi idealizado para oferecer conteúdo e cursos que respondam aos principais desafios diários de quem trabalha e se interessa por educação.

Voltado principalmente para educadoras e educadores, equipes de secretarias de educação e de Organizações da Sociedade Civil, os materiais foram desenvolvidos em parceria com especialistas e instituições reconhecidas no campo da educação e são disponibilizados de forma gratuita e certificada.

O Itaú Social, juntamente com a Rede Leqt está oferecendo a oportunidade de capacitação por meio do curso Planos de Leitura em Ação nos Territórios. O curso será disponibilizado pela modalidade on-line autoformativo com carga horária de 20 horas com direito a certificação. O público-alvo desta capacitação são equipes administrativas das OSCs, professores, outros, equipes pedagógicas das OSCs e gestores públicos.

O curso pretende subsidiar as ações dos diferentes atores envolvidos na implementação de políticas públicas de leitura, articulando o acesso aos principais marcos legais que regem essas políticas, às discussões teóricas fundamentais, à análise de experiências práticas e às orientações para organizar a elaboração e implementação dos Planos de Leitura nos territórios.

No conteúdo programático terá:

  • Breve histórico dos Planos de Leitura e marcos legais que orientam essa política pública;
  • Processos e estratégias para construção dos Planos de Leitura;
  • Etapas para a implementação e acompanhamento dos Planos de Leitura nos Estados e Municípios;
  • Políticas Públicas de Leitura nos Territórios.

E a expectativa de aprendizagem

  • Identificar particularidades e dimensões do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) como política pública e direito humano;
  • Reconhecer os diferentes atores envolvidos na construção dos Planos do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PLLLLB), tendo como referências diferentes experiências realizadas ou em curso;
  • Entender as etapas de construção do Plano de Leitura e a importância de cada uma delas no processo de mobilização dos diferentes atores e implementação nos territórios;
  • Iniciar ou dar continuidade às ações relacionadas ao Plano de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PLLLB), a partir de um diagnóstico do território, para continuação ou desenvolvimento de ações e políticas públicas no município.

Por que preciso aproveitar essa oportunidade?

Você já sabe que a leitura é um hábito enriquecedor que traz uma série de benefícios e aprimora diversas habilidades do leitor, e uma delas é a criatividade. E com esse curso você e sua equipe poderão ampliar a compreensão de como são construídos e implementados os Planos de Leitura nos Estados e Municípios, por meio da apresentação dos principais marcos legais que orientam essa política pública e auxiliaram na compreensão da importância dos diferentes atores nesse processo.

Quer saber mais? Clique aqui e acesse o site do Polo Itaú Social ou pelo Instagram @itausocial.

 

Fique por dentro!


 

Dia da Consciência Negra

No último domingo foi celebrado o Dia da Consciência Negra, uma data muito importante e que propõe uma reflexão sobre o que já foi conquistado e coloca em evidência tudo que ainda precisa ser feito para garantir a igualdade de direitos da população negra.

Se você ainda não viu, o portal Um Social preparou uma reportagem falando sobre movimentos sociais e entidades que se dedicam diariamente na luta pela garantia dos direitos e na criação de espaços de formação política para a população negra no Espírito Santo. Clique aqui e saiba mais.


 

Bom exemplo!

A empresa Loga, operadora capixaba de internet, telefonia e TV, comemorou seus 7 anos de atuação de uma forma diferente: engajando seus times em uma gincana para arrecadação de doações para a instituição Rua do Céu, que atende crianças em vulnerabilidade social em Vila Velha.

O resultado da ação, que faz parte do programa social da empresa, chamado Conexão Solidária, reuniu mais de 5 mil itens de higiene e limpeza, dentre eles cerca de 2.800 pacotes de fraldas, além de 74 quilos de alimentos. Todas as doações foram entregues na instituição na última semana. Parabéns pela iniciativa, Loga!


 

Entra na Roda

Ainda falando do mês da Consciência Negra, tem edital com inscrições abertas para fortalecer, fomentar e premiar negócios liderados por pessoas negras e atuação nos segmentos de alimentação, entretenimento, beleza e moda.

A iniciativa é idealizada e fomentada pela cantora, compositora, apresentadora e publicitária brasileira IZA e já está recebendo inscrições. Clique aqui para ler detalhes sobre quem pode participar e como se inscrever.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies