ES abre inscrições para programa que dá bolsas de estudos a LGBTQIA+

Em parceria com o governo federal, o Empodera+ é uma política social pública voltada para a empregabilidade, promoção de direitos, elevação de escolaridade e formação profissional

A Secretaria Estadual de Direitos Humanos vai abrir, nesta terça-feira (19), as inscrições para o Programa de Trabalho Digno, Educação e Geração de Renda para Pessoas LGBTQIA+ (Empodera+), que oferece bolsas de estudos a pessoas LGBTQIA+ em vulnerabilidade. As inscrições podem ser feitas, a partir de amanhã (19), neste formulário.

Um dos cinco estados brasileiros selecionados para desenvolver o projeto piloto do Empodera+, o Espírito Santo irá sediar o programa na Casa dos Direitos Advogado Ewerton Montenegro Guimarães, no Centro de Vitória. No espaço, serão realizados os atendimentos, as entrevistas e as formações.

A iniciativa é uma política social pública voltada para a empregabilidade, promoção de direitos, elevação de escolaridade e formação profissional, além de integração para o mundo do trabalho e da geração de renda.

Para isso, o programa irá contar uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, pedagogo e psicólogos da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH).

Além de incentivar a volta aos estudos e a inserção no mercado de trabalho, o Empodera+ também envolve a criação de um Comitê de Oportunidades em todo o País, conectando em rede os equipamentos, de forma a estabelecer uma jornada de autonomia para as pessoas participantes, incluindo cursos de cidadania e direitos humanos.

O projeto foi desenvolvido por meio de Termo de Cooperação, assinado em junho deste ano, com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH). Além da parceria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a cooperação estados que realizarem a adesão.

Para ser realizado, o Empodera+ conta com vários parceiros. São eles:

  • Ministério Público do Trabalho (MPT);
  • Ministério Público do Espírito Santo (MPES);
  • Serviço Social do Comércio (Sesc);
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac);
  • Secretaria da Ciências, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti);
  • Secretaria Estadual das Mulheres (SESM);
  • Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies