ES abre inscrições para programa que dá bolsas de estudos a LGBTQIA+
Em parceria com o governo federal, o Empodera+ é uma política social pública voltada para a empregabilidade, promoção de direitos, elevação de escolaridade e formação profissional
A Secretaria Estadual de Direitos Humanos vai abrir, nesta terça-feira (19), as inscrições para o Programa de Trabalho Digno, Educação e Geração de Renda para Pessoas LGBTQIA+ (Empodera+), que oferece bolsas de estudos a pessoas LGBTQIA+ em vulnerabilidade. As inscrições podem ser feitas, a partir de amanhã (19), neste formulário.
Um dos cinco estados brasileiros selecionados para desenvolver o projeto piloto do Empodera+, o Espírito Santo irá sediar o programa na Casa dos Direitos Advogado Ewerton Montenegro Guimarães, no Centro de Vitória. No espaço, serão realizados os atendimentos, as entrevistas e as formações.
A iniciativa é uma política social pública voltada para a empregabilidade, promoção de direitos, elevação de escolaridade e formação profissional, além de integração para o mundo do trabalho e da geração de renda.
Para isso, o programa irá contar uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, pedagogo e psicólogos da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH).
Além de incentivar a volta aos estudos e a inserção no mercado de trabalho, o Empodera+ também envolve a criação de um Comitê de Oportunidades em todo o País, conectando em rede os equipamentos, de forma a estabelecer uma jornada de autonomia para as pessoas participantes, incluindo cursos de cidadania e direitos humanos.
O projeto foi desenvolvido por meio de Termo de Cooperação, assinado em junho deste ano, com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH). Além da parceria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a cooperação estados que realizarem a adesão.
Para ser realizado, o Empodera+ conta com vários parceiros. São eles:
- Ministério Público do Trabalho (MPT);
- Ministério Público do Espírito Santo (MPES);
- Serviço Social do Comércio (Sesc);
- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac);
- Secretaria da Ciências, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti);
- Secretaria Estadual das Mulheres (SESM);
- Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)