Fundação Vale e prefeitura projetam programas para Estação Conhecimento Serra

Para os anos de 2021 e 2022, as propostas apresentadas pela Fundação Vale para a Prefeitura da Serra giram em torno de três programas

A Estação Conhecimento de Serra recebeu no último dia 24 de maio a visita do prefeito da Serra, Sergio Vidigal, acompanhado de seus secretários, e de gestores da Vale e da Fundação Vale, para apresentação dos novos projetos que a Fundação Vale está trazendo para o município: Ciclo Saúde, Territórios em Rede e Currículo Integral.

Na ocasião, o prefeito teve a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos pela Estação Conhecimento de Serra nas áreas de cultura, esportes e empreendedorismo, com uma breve apresentação de duos de percussão e violinos do Projeto Vale Música Serra.

Durante a visita a Fundação Vale exibiu os dados de sua atuação em 2020 nos eixos da Saúde, da Educação, da Proteção Social e da Inclusão Produtiva, por meio de uma rede colaborativa formada por organizações governamentais, do terceiro setor, da sociedade civil e de empresas, que contribuem com seus conhecimentos e habilidades para encontrar soluções rumo a uma sociedade mais justa e sustentável. A Fundação Vale também apresentou sua contribuição como mantenedora de cinco Estações Conhecimento, espaços socioeducativos que oferecem atividades para crianças e adolescentes no contraturno escolar.

Propostas

Para os anos de 2021 e 2022, as propostas apresentadas pela Fundação Vale para a Prefeitura Municipal da Serra giram em torno de três programas:

  • O Ciclo de Saúde, a ser desenvolvido com as secretarias municipais de Saúde, tem como propósito fortalecer a Atenção Básica nos municípios, por meio de cooperação técnica para reforço da capacidade da gestão municipal e da qualificação de equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em temas de atenção, prevenção e promoção da saúde;
  • O Territórios em Rede visa identificar os principais desafios para garantir o enfrentamento da exclusão escolar (busca ativa) e realizar diagnóstico socioterritorial para verificar possibilidades e mapear as articulações intersetoriais (governamentais e não governamentais) para o desenvolvimento de políticas e iniciativas nas diferentes áreas;
  • E o Currículo Integral tem o objetivo de fortalecer a política pública municipal de educação a partir do apoio à gestão local no processo de revisão curricular. Entre as metas deste programa estão a formação da equipe da Secretaria Municipal de Educação nos conceitos de Educação Integral, o apoio aos processos participativos de consulta junto às escolas e o apoio à sistematização do documento curricular da rede municipal.

Para a diretora da Estação Conhecimento de Serra, Ana Angélica Motta, o encontro foi produtivo, na medida em que abriu novos espaços para o desenvolvimento de projetos em parceria com a municipalidade nos eixos de atuação da instituição. “Foi um encontro muito emocionante, considerando que nossa implantação foi uma década atrás e o prefeito Sergio Vidigal foi o primeiro ‘sim’ na construção desta parceria social público-privada que se consolida na Estação Conhecimento. Ele volta e encontra um equipamento cheio de inovações e de ampla abrangência”, comentou a diretora.

O prefeito Sergio Vidigal reforçou a importância da parceria entre a Prefeitura Municipal da Serra e a Vale: “A Vale sempre teve uma colaboração muito importante conosco quando o assunto é responsabilidade social. A Estação Conhecimento é um desses exemplos, criando uma referência em nível nacional dessa colaboração. Agora, vamos avançar em parcerias que vão atuar na saúde, na educação e na inclusão social com o Parque Caminhos do Mar, por meio de atividades de contraturno para alunos da rede municipal. Assim, possibilitaremos uma educação em tempo integral”, destacou o prefeito.

Participaram do encontro a diretora da Estação Conhecimento de Serra, Ana Angélica Motta, o prefeito Sergio Vidigal, o vice-prefeito Thiago Carneiro, o secretário municipal de Educação, Alessandro Bermudes, e a secretária municipal de Assistência Social, Lilian Mota. Representando a Vale estiveram presentes José Lúcio, Tatiana Guimarães e Eugênio Fonseca, da gerência de Relações Institucionais da Vale; além da participação remota de Lívia Zandonadi e Alice Natalize, da Gerência de Território ES da Fundação Vale.

Sobre a Estação Conhecimento de Serra

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento de Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos.

O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies