ArcelorMittal e Cesan assinam doação de terreno para estação de água tratada do esgoto

O local abrigará a estação que vai tratar o esgoto sanitário e destinar água de reúso para utilização industrial.

A ArcelorMittal Tubarão e a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) formalizaram, nesta semana, a doação de um terreno para a implantação de uma nova Estação de Produção de Água de Reúso (EPAR). A área doada possui 11.000 m² e fica no bairro São Geraldo, no município de Serra.

O local abrigará a estação que vai tratar o esgoto sanitário e destinar água de reúso para utilização industrial.

“A doação deste terreno marca o nosso comprometimento em participar de forma ativa deste projeto. Somos referência em gestão hídrica, com uma série de investimentos nesta área. Já temos a maior unidade de dessalinização de água do mar em operação do Brasil e agora seremos a primeira empresa capixaba a utilizar em nossos processos industriais água de reúso industrial a partir do esgoto sanitário”, explicou o CEO da ArcelorMittal Aços Planos América Latina, Jorge Oliveira.

O governador Renato Casagrande também ressaltou a importância do projeto. “Com o reúso, teremos um volume significativo de economia de água. É uma inovação com essa parceria de uma empresa privada. Até 2027 teremos o esgotamento sanitário da Grande Vitória universalizado”, disse.

A nova estação terá capacidade de produzir um volume de água de 720 m³/h (200 l/s). Em uma iniciativa inédita, ficou acordado entre a empresa e o Governo do Estado que este volume de água produzido a partir do tratamento de esgoto será adquirido pela ArcelorMittal e utilizado para fins industriais. O fornecimento será por meio de um contrato de 30 anos.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies