ArcelorMittal e Cesan assinam doação de terreno para estação de água tratada do esgoto
O local abrigará a estação que vai tratar o esgoto sanitário e destinar água de reúso para utilização industrial.
A ArcelorMittal Tubarão e a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) formalizaram, nesta semana, a doação de um terreno para a implantação de uma nova Estação de Produção de Água de Reúso (EPAR). A área doada possui 11.000 m² e fica no bairro São Geraldo, no município de Serra.
O local abrigará a estação que vai tratar o esgoto sanitário e destinar água de reúso para utilização industrial.
“A doação deste terreno marca o nosso comprometimento em participar de forma ativa deste projeto. Somos referência em gestão hídrica, com uma série de investimentos nesta área. Já temos a maior unidade de dessalinização de água do mar em operação do Brasil e agora seremos a primeira empresa capixaba a utilizar em nossos processos industriais água de reúso industrial a partir do esgoto sanitário”, explicou o CEO da ArcelorMittal Aços Planos América Latina, Jorge Oliveira.
O governador Renato Casagrande também ressaltou a importância do projeto. “Com o reúso, teremos um volume significativo de economia de água. É uma inovação com essa parceria de uma empresa privada. Até 2027 teremos o esgotamento sanitário da Grande Vitória universalizado”, disse.
A nova estação terá capacidade de produzir um volume de água de 720 m³/h (200 l/s). Em uma iniciativa inédita, ficou acordado entre a empresa e o Governo do Estado que este volume de água produzido a partir do tratamento de esgoto será adquirido pela ArcelorMittal e utilizado para fins industriais. O fornecimento será por meio de um contrato de 30 anos.