Programa voltado para profissionais negros promove diversidade e inclusão
O objetivo é promover a equidade nas oportunidades de trabalho e contribuir com o crescimento profissional dos trabalhadores.
O grupo Aegea, representado pela Cesan, Ambiental Serra, Ambiental Vila Velha e Ambiental Cariacica, desenvolveu o programa de diversidade e igualdade racial “Respeito Dá o Tom”. A iniciativa tem o objetivo de promover a equidade nas oportunidades de trabalho e contribuir com o crescimento profissional dos trabalhadores que se autodeclaram pretos ou pardos.
As parceiras público-privadas (PPP) que fazem parte deste grupo são responsáveis pela gestão do esgotamento sanitário em municípios do Espírito Santo.
“As estatísticas revelam que o racismo está muito presente no segmento empresarial e em toda a sociedade. É papel das empresas lutar na prática contra essas mazelas, planejando e executando projetos que reduzam a desigualdade racial dentro das organizações. O Respeito Dá o tom se alimenta do desejo por equidade e por um país mais justo,” declara Justino Brunelli, diretor-presidente da Ambiental Serra.
Criado em 2017, o programa atua em três pilares: empregabilidade, desenvolvimento e relacionamento e já recebeu premiações, como o Prêmio Casos de Sucesso & ESG e o Prêmio Sim à Igualdade Racial. Além disso, recebeu o Selo de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo.