Startup promove intermediação de cuidado com idosos para aliviar carga emocional de familiares
A maya tecsaúde surgiu no mercado em 2021 e reúne mais de 400 profissionais cadastrados e um total de mais de 100 famílias
No dia 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Mas, além de combater todos os tipos de agressão às pessoas dessa faixa etária, é necessário voltar o olhar para as necessidades das pessoas da terceira idade.
Cuidar de idosos não é uma tarefa fácil. Contratação de diversos profissionais, compra de medicamentos e outros produtos, controle da medicação. São diversas tarefas que são necessárias para que o idoso seja cuidado como merece.
A maya tecsaúde surgiu no mercado em 2021 com o objetivo de tirar dos familiares as responsabilidades burocráticas para que eles possam dar a atenção a outros aspectos que o idoso precisa, como carinho e atenção, e poder realizar outras atividades cotidianas sem preocupações.
A empresa funciona através de uma plataforma que conecta profissionais da saúde às famílias e surgiu depois de uma experiência pessoal vivida pela fundadora, Júlia Schuwartz.
“Quando cuidei da minha mãe, sofri na pele com a falta de informações sobre a doença que a acometeu, com a contratação de profissionais não qualificados, além da contratação irregular, o que me gerou dois processos judiciais, além de viver sobrecarregada e com a sensação de que tudo que fazíamos não era o suficiente, que sempre faltava alguma coisa, alguma medicação, fralda. Era muito frustrante. Hoje, após atender mais de 100 famílias, percebo o quanto o nosso trabalho ajuda emocionalmente nossos clientes, o quanto eles se sentem mais aliviados com nossa participação ativa no cuidado do paciente idosos”, afirma.
A rede já conta com mais de 400 profissionais cadastrados e, em um ano de funcionamento, já atendeu mais de 100 famílias.
Os serviços oferecidos pela maya tecsaúde vão de seleção de profissionais e organização de escalas, realizando todo o planejamento, tirando do familiar esta responsabilidade, à compra semanal de medicamentos e outros produtos de forma inteligente e econômica, que são entregues na casa do idoso, além de fornecer informações sobre cada etapa da doença para a família.
Estima-se que as famílias gastem em média R$ 15 mil por mês em cuidados com pacientes idosos. A maya tecsaúde proporciona uma economia de até 40% deste valor, além de toda comodidade e segurança que oferece para os familiares dos idosos.
Segundo dados do IBGE, atualmente 37,7 milhões dos brasileiros são idosos. Já de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), estima-se que 90 milhões de brasileiros serão idosos em 2050 e 7 milhões precisarão de cuidados específicos.
Ter uma empresa que diminui os impactos da rotina de cuidados com um idoso faz toda a diferença para os familiares.