Todos pelas Vacinas: sociedade científica se mobiliza para não atrapalhar o processo de imunização

Organizações ligadas à divulgação científica lançaram um portal para combater o negacionismo compartilhado por notícias falsas

A pandemia da Covid-19 mudou, em diversos aspectos, a vida da sociedade mundial de maneira rápida e, com ela, a ação da sociedade científica em prol de uma vacina que pudesse combater seu efeito letal, também de maneira acelerada, sem precedentes na história do mundo, conseguiu criar um imunizante.

Ainda na celeridade, tanto dos efeitos da doença, como na criação da vacina, a desinformação, por meio das já conhecidas fake news, tem preocupado cientistas e estudiosos. Diante desse quadro, um movimento pró-vacina tem ganhado os meios de comunicação para evitar o negacionismo da eficácia da vacina como medida de combate ao coronavírus.

A campanha Todos pelas Vacinas, lançada nesta quinta-feira (21), é uma iniciativa de organizações ligadas à divulgação científica e ao combate à desinformação, unidas com um único objetivo: promover a conscientização sobre a importância da vacinação contra a Covid-19 e outras doenças preveníveis por vacinas.

Ethel Maciel, capixaba, uma das maiores autoridades em estudos epidemiológicos, enfermeira, pesquisadora, professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pós-doutora em Epidemiologia publicou nas suas redes sociais, recentemente, o seguinte alerta:

“Vacina não é remédio. Vacinação é estratégia coletiva. Se você comprar e se vacinar e todo seu entorno não vacinar, o vírus pode fazer uma mutação e sua vacina não servir para nada. Dinheiro jogado fora. Sabe por que a OMS trabalha para que todos os países se vacinem? Porque se alguém em algum lugar ficar sem vacinação, e o vírus fizer uma mudança em sua estrutura, todo o esforço será perdido. Repetindo para que todos entendam: Vacina é estratégia coletiva. Precisamos do maior número em todos os lugares vacinados. Imunidade coletiva. Nossa briga deve ser pelo acesso universal às vacinas e não “eu tenho dinheiro e posso pagar para me salvar”. Ninguém se salva sozinho se não salvar todos. Essa é a lição do vírus, ou entendemos, ou afundamos juntos”.

Com o lema “Não é campanha de vacinação, mas em prol da vacinação!”, o Todos pelas Vacinas torna-se então, um espaço para diálogo com a população por meio de conteúdos produzidos por especialistas, em um ambiente virtual e de fácil acesso. No espaço, um portal on-line (https://www.todospelasvacinas.info/), é possível tirar dúvidas sobre a imunização contra a Covid-19, por meio de matérias em diversos formatos, textos, áudio, imagens e vídeos, que podem ser compartilhados em todas as redes sociais.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies