Mulheres assentadas comercializam 14 mil quilos de alimentos
Os produtos foram comercializados em feiras da agricultura familiar da região e fornecidos ao Programa de Aquisição de Alimentos.
Mais de 14 mil quilos de alimentos, dentre biscoitos, bolos e pães, foram produzidos e comercializados em 2023 pela agroindústria da Associação de Pequenos Agricultores do Assentamento Zumbi dos Palmares (APAP).
Os produtos foram comercializados em feiras da agricultura familiar da região e fornecidos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal, e ao município de São Mateus, por meio do Programa de Compra Direta de Alimentos (CDA).
“Nós fomos contemplados em dois editais da Suzano, um no valor de R$ 15 mil, voltado a capacitação das mulheres, com curso de produção de pizzas, bolos confeitados e biscoitos, e outro no valor de R$ 30 mil, para a construção de um poço artesiano de 72 metros de profundidade, que abastece a sede da agroindústria. Os recursos oferecidos foram de suma importância para o fortalecimento da nossa indústria, que é a fonte de renda para várias famílias”, ressalta Tereza Cristina Rodrigues de Souza, coordenadora da agroindústria da APAP.
O Assentamento fica localizado no distrito de Nestor Gomes, em São Mateus. Criado em 1999 em uma área de 1.386 hectares, conta hoje com cerca de 300 famílias instaladas. A APAP foi fundada em 2008 com 20 associados, hoje conta com 73, uma sede e um galpão.