Instituição promove o desenvolvimento de habilidades e da autogestão de jovens vulneráveis
Além de cursos de desenvolvimento pessoal, Web Design e inglês business, a iniciativa promove ações de cuidado com a saúde mental e física.
Preparar os jovens para a vida em sociedade é desenvolver habilidades e possibilitar a autogestão. Pensando nisso, o gerente de transformação digital Wilson Talhati fundou o Vale dos Ornitorrincos em 2019.
A instituição sem fins lucrativos atende adolescentes com 16 anos ou mais que estão em vulnerabilidade social. Com a filosofia de trabalho “um jovem de cada vez”, o projeto já ajudou mais de 60 jovens a se encontrarem profissionalmente e a se prepararem para a vida.
Durante um turno do dia, eles participam de capacitações e oficinas, com a orientação de profissionais, e trocam experiências em diversas áreas. Ao todo, são cerca de dez profissionais voluntários envolvidos no projeto.
As atividades realizadas no projeto são voltadas para desenvolvimento pessoal, webdesign, gestão de tráfego on-line, design gráfico, edição de vídeo, inglês business, vendas, sustentabilidade, finanças e colaboração familiar. Além disso, os jovens também participam de um clube do livro, praticam esportes e aprendem noções do empreendedorismo.
“Nós somos uma incubadora de pessoas. Aqui, nós trabalhamos com a formação da pessoa em todos os aspectos”, explica Wilson. Neste sentido, ele destaca que a preparação para o mercado de trabalho, de forma isolada, não é suficiente para os jovens. Por isso, o intuito do projeto é oferecer serviços de uma forma ampla.
Por isso, o Vale dos Ornitorrincos busca diversas parcerias com instituições de ensino, empresas e profissionais.